CADEIA ALIMENTAR : É uma seguência de SERES VIVOS em que um serve de alimento para o outro. Nessa rota, A ENERGIA E A MATÉRIA DOS ALIMENTOS SÃO TRANSFERIDAS DE UM NÍVEL PARA OUTRO. Cada ser vivo é essencial para a cadeia alimentar, e a eliminação de um desses Organismos no ECOSSISTEMA pode levar ao desequilíbrio ambiental, afetando toda a cadeia. NÍVEIS TRÓFICOS DA CADEIA ALIMENTAR Nas cadeias alimentares, observarmos a relação de alimentação existente entre os diferentes seres vivos de um ecossistema.A posição que cada ser vivo ocupa nessa cadeia recebe o nome de NÍVEL TRÓFICO. Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos nesse esquema. Cada Organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com os seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar. PRODUTORES : Os Organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como AUTOTRÓFICOS, ou seja, são os seres vivos capazes de produz...
Postagens
Mostrando postagens de abril, 2020
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Biologia é o "estudo da vida", e é um campo da ciência muito amplo. Uma forma de classificar os trabalhos e estudos na biologia é a partir dos níveis de organização em biologia. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO EM BIOLOGIA MOLÉCULA : É a menor parte de uma substância com características e propriedades químicas. CÉLULA : Unidade morfológica e funcional dos seres vivos. TECIDO : Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções. ÓRGÃO : Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções. SISTEMA : Conjunto de órgãos. ORGANISMO : Conjunto de sistemas. POPULAÇÃO : Organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo. COMUNIDADE : Populações de diferentes espécies que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo. ECOSSISTEMA : Conjunto dos fatores bióticos ( diversas comunidades ) e abióticos ( luz, água, solo, temperatura e etc ). BIOSFERA : Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Todo organismo realiza um tipo de respiração para manter-se vivo. Alguns organismos realizam a respiração aeróbia; enquanto outros realizam a respiração anaeróbia AERÓBIOS : dependem do oxigênio para obter energia, pois realizam respiração aeróbia.Aqui destacamos os organismos EUCARIONTES PLURICELULARES como os humanos; esse tipo de respiração ocorre nas células de todos os animais;sejam eles vertebrados ou invertebrados. ANAERÓBIOS : não dependem do oxigênio,pois realizam respiração anaeróbia. Dependendo da concentração de oxigênio no ambiente, isso pode danificar moléculas importantes como o DNA, levando esses organismos à morte. Exemplos desses organismos são as BACTÉRIAS.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
SERES AUTÓTROFOS E HETEROTRÓFOS Os seres autótrofos são organismos que podem produzir seu próprio alimento utilizando luz, por meio do processo de fotossíntese, ou energia química, pela quimiossíntese. Por isso, são conhecidos como seres produtores. Já os heterotróficos não podem sintetizar seu próprio alimento, então se alimentam de outros organismos, como plantas e animais. São conhecidos como seres consumidores.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ÁREAS DA BIOLOGIA Anatomia: preocupa-se com o estudo da estrutura dos seres vivos. Biologia Celular: realiza o estudo das células. Bioquímica: responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos seres vivos. Botânica: responsável pelo estudo das plantas. Ecologia: compreende a interação entre os seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem. Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos. Evolução: preocupa-se em compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo. Fisiologia: responsável pelo estudo do funcionamento do corpo dos seres vivos. Genética: tem como foco o estudo dos mecanismos da hereditariedade. Histologia: responsável pelo estudo dos tecidos. Microbiologia: estuda os micro-organismos, como vírus e bactérias. Zoologia: estuda os animais.