CADEIA ALIMENTAR : É uma seguência de SERES VIVOS em que um serve de alimento para o outro. Nessa rota, A ENERGIA E A MATÉRIA DOS ALIMENTOS SÃO TRANSFERIDAS DE UM NÍVEL PARA OUTRO. Cada ser vivo é essencial para a cadeia alimentar, e a eliminação de um desses Organismos no ECOSSISTEMA pode levar ao desequilíbrio ambiental, afetando toda a cadeia.

NÍVEIS TRÓFICOS DA CADEIA ALIMENTAR
Nas cadeias alimentares, observarmos a relação de alimentação existente entre os diferentes seres vivos de um ecossistema.A posição que cada ser vivo ocupa nessa cadeia recebe o nome de NÍVEL TRÓFICO. Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos nesse esquema.

Cada Organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com os seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.


PRODUTORES : Os Organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como AUTOTRÓFICOS, ou seja, são os seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, as PLANTAS e ALGAS são exemplos de seres produtores.


CONSUMIDORES : Nas cadeias alimentares encontramos animais que se alimentam de plantas: são chamados animais HERBÍVOROS
Outros animais comem os herbívoros: são os carnívoros.E ainda há CARNÍVOROS que comem outros carnívoros e animais que comem tanto as plantas quanto outros animais, sendo chamados de ONÍVOROS Todos esses Organismos que se alimentam de outros seres são chamados de CONSUMIDORES.
Os Organismos consumidores podem ser ainda classificados em PRIMÁRIOS, SECUNDÁRIOS, TERCIÁRIOS, QUATERNÁRIOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
Organismos consumidores são chamados de HETEROTRÓFICOS.


DECOMPOSITORES : Seres decompositores são bactérias ou fungos que ajudam a natureza na decomposição de restos de animais e plantas misturados na terra. Esses microorganismos possuem a função de decompor ou desmanchar transformando essa matéria em sais minerais importante para o crescimento das plantas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog