FOTOSSÍNTESE é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera e é realizada por organismos denominados fotossintetizantes, como plantas e algas.

Esses organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono. Um dos produtos finais desse processo é o oxigênio, que é liberado no ambiente.

Processo importante de obtenção de energia, a quimiossíntese

Etapas da fotossíntese 

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, uma organela que, entre outras características, apresenta uma dupla membrana.

→ Etapas da fotossíntese 

Nas plantas, a fotossíntese acontece nos cloroplastos e caracteriza-se pelas diversas reações químicas observadas. Essas reações podem ser agrupadas em dois processos principais:

 Reações luminosas: ocorrem na membrana do tilacoide (sistemas de membranas internas do cloroplasto).  Reações de fixação de carbono ocorrem no estroma do cloroplasto (fluido denso no interior da organela

Importância da fotossíntese

trata-se de um processo essencial para a existência da vida na Terra da maneira que a encontramos hoje, pois é por meio da fotossíntese que o oxigênio existente no planeta, essencial para a sobrevivência de grande parte dos organismos, é produzido.
Além disso, a fotossíntese também é responsável pela produção de energia para praticamente todos os seres vivos.

A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser esquematizada da seguinte forma:

 gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio 

Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Observe a equação: 6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g )





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog