Biotecnologia



Segundo a ONU, “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).

Ou seja, biotecnologia nada mais é a ciência que, a partir de organismos vivos, cria produtos para melhorar a forma como vivemos.

Biotecnologia Moderna 

Os estudos da genética, da biologia molecular e celular deram suporte para o desenvolvimento da engenharia genética.

Essa inovação permite a criação de produtos chamados de transgênicos.

 Os transgênicos são organismos que sofrem modificações no seu código genético.


Classificação da Biotecnologia

Como a biotecnologia tem atuação em muitos ramos, estudiosos passaram a classificá-la em cores, na tentativa de relacionar as funcionalidades em cada setor.


Biotecnologia verde: aplicada na agricultura, especialmente na criação de sementes e plantas geneticamente modificadas.

Biotecnologia vermelha: utilizada na saúde para o desenvolvimento de novos tratamentos ou remédios. 

Biotecnologia azul: utilizada na busca por recursos biológicos marinhos, como na procura de moléculas em algas para o tratamento de doenças.

Biotecnologia branca: aplicada em procedimentos industriais, inclusive na criação de substâncias que liberam menos poluentes na natureza, como as enzimas catalisadoras de produtos químicos.

Biotecnologia laranja: aplicada no campo da informação. São elaborados conteúdos educacionais para o acesso de todos os setores da sociedade ou estimular a adesão de novos profissionais à área.

Aplicação da Biotecnologia

Saúde 
Agricultura
Indústrias
Meio Ambiente



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog