Água e Sais minerais


Água 

A água é um composto inorgânico, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Dizemos que a água é um dipolo, pois ela possui carga elétrica negativa próxima ao átomo de oxigênio e carga positiva próxima aos átomos de hidrogênio. Por isso a água funciona como um solvente universal, pois consegue reagir com facilidade com outras moléculas polares.

A presença das ligações de hidrogênio faz com que a água seja uma molécula com alta capacidade de interagir com outras moléculas, conferindo uma grande capacidade de coesão (água ligadas com outras molécula de água) e adesão (água ligada com outras substâncias).

Dentre as funções da água no organismo, podemos citar o transporte de substâncias pelo corpo, carregando excretas e nutrientes e a regulação térmica, principalmente nos animais endotérmicos, possível graças ao alto calor específico da água, que faz com que ela possa ganhar calor sem alterar seu estado físico.

Ela também atua no metabolismo em reações de anabolismo (de construção) e catabolismo (de quebra), como por exemplo a fotossíntese e a quebra da glicose, respectivamente. As reações de quebra da água são chamadas de hidrólise.




Sais minerais

Sais minerais são substâncias inorgânicas contendo cátions e íons metálicos. Eles são necessários ao corpo por serem responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo (conjunto de reações químicas catalisadas por enzimas). Sem o bom funcionamento do metabolismo, o corpo não reage de forma eficiente no combate às doenças e a cicatrização dos ferimentos, por exemplo. Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro e etc. Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos.

Cálcio: Forma ossos e dentes, além de auxiliar na contração dos músculos e coagulação do sangue.

Fósforo : Participa da transferência de energia, e constitui moléculas de ácidos nucleicos. Também está presente nos ossos e dentes.

Sódio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso.

Cloro: Forma o ácido clorídrico do estômago.

Potássio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso.

Magnésio : Forma a clorofila, além de atuar em reações químicas com enzimas e vitaminas.

 Zinco : Participa da formação de enzimas e hormônios.

Ferro : Forma a hemoglobina.

Iodo : Forma os hormônios da tireoide.

Flúor : Fortalece os ossos.



Constituintes Inorgânicos 
Aqueles que geralmente não possuem carbono em sua estrutura, como a água e os sais minerais.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog