EMBRIOLOGIA
A embriologia estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento.
Desenvolvimento dos embriões humanos
O processo de desenvolvimento de um embrião humano ocorre em diversas etapas: fecundação, segmentação , gastrulação e organogênese .
A primeira etapa é a fecundação , quando ocorre o encontro entre os gametas femininos e masculinos (células responsáveis pela reprodução) e o espermatozoide penetra o óvulo. O núcleo dos gametas se fundem e o zigoto é formado.
Em seguida, o zigoto se divide repetidas vezes no processo chamado de segmentação ou clivagem. Primeiro, se reparte em duas células chamadas blastômeros. Na sequência, elas se dividem em quatro, em oito e assim sucessivamente, causando um aumento considerável no número de células. Cerca de uma semana depois, tem início a fixação na parede uterina, chamada de blastocisto.
Logo depois ocorre a gastrulação. Além do aumento no número de células, o embrião cresce em volume total. Nessa etapa são formados os três folhetos embrionários ou germinativos (camadas de células que dão origem aos tecidos e órgãos), a ectoderma, mesoderma e endoderma.
Ectoderme: epiderme, unhas, pelos, córnea, cartilagem e ossos da face, tecidos conjuntivos das glândulas salivares, lacrimais, timo, tireóidea e hipófise, sistema nervoso, encéfalo e neurônios, entre outros. Endoderme: pâncreas, sistema respiratório (exceto cavidades nasais), pulmões, fígado e epitélio da bexiga urinária, entre outros. Mesoderme: derme da pele, músculos, cartilagens e ossos (exceto da face), medula óssea, rim, útero, coração, sangue, entre outros....
Por fim, a organogênese , última fase do embrião. Ocorre a diferenciação dos órgãos e tecidos e o tubo neural é formado (neurulação) e o embrião é chamado de nêurula. Esse processo ocorre até a oitava semana de gestação (56º dia). A partir da nona semana, o indivíduo em desenvolvimento passa a ser chamado de feto e nasce, em média, a partir da 38ª semana de gestação.
Embriologia Humana : área que se dedica ao conhecimento sobre o desenvolvimento de embriões humanos, estudando as malformações e doenças congênitas. A embriologia clínica ou médica aos estudos sobre embriões em processos de reprodução assistida;
Embriologia Comparada: é a área que se dedica a estudar o desenvolvimento embrionário de diversas espécies animais, comparativamente. É importante para os estudos evolutivos;
Embriologia Vegetal: estuda os estágios de formação e desenvolvimento das plantas.
Comentários
Postar um comentário