BIOTECNOLOGIA 

O termo biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela possui o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade, como na indústria, na saúde e no meio ambiente.

São exemplos de produtos e métodos criados a partir das ciências biológicas aplicadas:

Vacinas;
Antibióticos;
Clonagem;
Transgênicos;
Fertilização in vitro.

Tipos de Biotecnologia

Biotecnologia vermelha: tecnologias desenvolvidas para medicina e saúde humana.

 Biotecnologia branca: tecnologias para melhorar os processos industriais.

 Biotecnologia verde: tecnologias para a agricultura.

 Biotecnologia azul: tecnologias para o aproveitamento dos recursos marinhos.

 Biotecnologia amarela: tecnologias para nutrição e produção de alimentos.

 Biotecnologia cinza: tecnologias para a proteção e recuperação do meio ambiente.

 Biotecnologia marrom: tecnologias para o tratamento do solo.

 Biotecnologia dourada: tecnologias para bioinformática e nanobiotecnologia.

 Biotecnologia roxa: tecnologias para propriedade intelectual e biossegurança.

 Biotecnologia preta: tecnologias utilizadas como armamento biológico.

A importância da biotecnologia :
Ela promove impactos em diversos setores industriais por meio de técnicas inovadoras e pela revolução no tratamento de doenças, no uso de novos medicamentos para aplicação em humanos e animais, na multiplicação e reprodução de espécies vegetais e animais, no desenvolvimento e melhoria de alimentos, promove o desenvolvimento sustentável, na recuperação e tratamento de resíduos químicos, dentre outras áreas que possam ser exploradas.

Áreas de aplicação da biotecnologia

Saúde
Na área da saúde, a biotecnologia elabora antibióticos e sintetiza substâncias capazes de suprir a falta de moléculas importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Indústrias
Nas indústrias, a biotecnologia cria ferramentas biológicas que intensificam a produção e fabrica combustíveis renováveis a partir dos resíduos. Dessa maneira, ela contribui para a redução da exploração de recursos naturais poluidores e diminuição de gases tóxicos na atmosfera.

A indústria química também utiliza a biotecnologia para a fabricação de cetonas, álcoois, proteínas de tecidos e fabricação de fibras sintéticas de roupas.

Agricultura
Na área agrícola, a biotecnologia colabora para a criação de sementes e plantas transgênicas capazes de resistir a agrotóxicos e pesticidas. A tecnologia aplicada à biologia também é utilizada na pecuária para a geração de embriões de animais modificados com o objetivo de aprimorar as técnicas de transplante e testar novos medicamentos.

Meio ambiente
A biotecnologia contribui para melhorar as condições ambientais e controlar a degradação gerada pelo ser humano. Micro-organismos são criados com a proposta de tratar as águas poluídas por rejeitos de empresas e esgotos. A extinção das espécies também é controlada pelo conhecimento do código genético dos seres vivos.

 BIOTECNOLOGIA MODERNA
O termo Biotecnologia Moderna é utilizado para se referir ao uso da biotecnologia nos dias atuais e está ligado às técnicas de manipulação de material genético e à fusão de células que vai além das barreiras de reprodução normal.

O início da era da Biotecnologia Moderna se deu com a descoberta de que genes são feitos de DNA e podem ser isolados, copiados e manipulados e substituiu a era da Biotecnologia Antiga, como é chamada hoje.




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog