REINO MONERA
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos). Estão inclusos organismos autotróficos e heterotróficos, mas também, indivíduos aeróbicos e anairóbicos.
As células procarióticas não possuem organelas membranosas, o que significa que elas não têm estruturas como mitocôndrias, complexo golgiense e retículo endoplasmático, típicas das células eucarióticas.
Reprodução dos organismos do Reino Monera:
Os seres se reproduzem de maneira assexuada por meio da divisão binária. Nesse processo, observa-se a duplicação do material genético do procarioto e a posterior divisão da célula em duas geneticamente iguais.
Bactéria
As bactérias são microrganismos unicelulares que estão entre os menores, mais simples e mais abundantes organismos do planeta. Elas estão espalhadas por toda a Terra, no mar, no solo, no ar e até mesmo dentro do organismo do ser humano. As bactérias do reino monera podem construir agrupamentos coloniais ou viver isoladamente. As denominações variam de acordo com o formato em que são apresentadas.
Bacilos: apresentam formas alongadas;
Cocos: com formas esféricas. Porém, eles podem se associar formando diversos tipos de colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade.
Espirilos: apresentam forma de espiral;
Vibriões: em forma de vírgula.
Muitas bactérias são úteis ao homem, como o ácido acético, usado para a fabricação do vinagre, os lactobacilos usados na fabricação de iogurtes, queijos e coalhadas, como também as que vivem no trato digestivo e produzem vitaminas essenciais à saúde.
Doenças causadas por bactérias:
Existem várias doenças causadas por bactérias, tais como tétano, sífilis e meningites. Elas geram sintomas variados e normalmente são tratadas com antibióticos.
Geralmente, as bactérias causam doenças por meio da produção de toxinas, as quais podem ser endotoxinas ou exotoxinas.
Endotoxinas: estão localizadas na membrana externa de algumas bactérias. Essas bactérias liberam as endotoxinas apenas quando morrem e suas paredes celulares são desfeitas.Podemos citar como exemplo a Salmonella typhi, responsável por causar a febre tifoide.
Exotoxinas: são produzidas e secretadas pelas bactérias. Um exemplo de bactéria que produz esse tipo de toxina é a Vibrio cholerae, responsável por causar a cólera.
- Botulismo
- Clamídia
- Cólera
- Coqueluche
- Difteria
- Disenteria
- Febre maculosa
- Febre tifoide
- Gonorreia
- Hanseníase
- Leptospirose
- Meningite meningocócica
- Pneumonia
- Sífilis
- Síndrome do choque tóxico
- Tétano
- Tuberculose
- Uretrite
As cianobactérias são encontradas em água doce, água salgada, troncos de árvores, rochas, fontes termais e reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou cissiparidade.
Elas realizam fotossíntese, mas a clorofila não está organizada nos cloroplastos como nas plantas, e sim dispersa pelo citoplasma assim com outros pigmentos. A estrutura das cianobactérias podem variar, classificando-se em esferas, bastões ou filamentos. Quando essas bactérias se proliferam, elas produzem um fenômeno chamado de eutrofização.
Comentários
Postar um comentário