REINO PROTISTA
O reino Protista ou Protoctista é um reino onde estão agrupados organismos eucariontes que não apresentam as características necessárias para que sejam classificados nos reinos Plantae, Animalia ou Fungi.
Agrupam organismos
eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são protistas heterótrofos.
Características gerais dos protistas:
São capazes de combinar as duas formas de nutrição, sendo denominados, nesses casos, organismos mixotróficos.
Em algumas espécies, observa-se reprodução sexuada, enquanto em outras a reprodução é assexuada.
Grande parte dos protistas vive em ambientes aquáticos. Utilizam cílios e flagelos para a locomoção.
Os protozoários estão divididos divididos em 4 grupos de acordo com suas formas de locomoção:
Sarcodinos
São representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes, podendo ser parasitas ou não, como amebas que habitam o intestino humano sem causar danos e outras que causam.
Ciliados
Os ciliados locomovem-se por meio de cílios localizados ao longo da membrana de toda a célula. O mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.
Mastigóforos
Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos, podendo ser parasitas ou não. Um exemplo é o Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas.
Esporozoários
Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.
Protozooses: doenças causadas por protozoários
Protozoose é um termo utilizado para identificar as doenças transmitidas por protozoários. Como foi dito, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos.
Geralmente são transmitidos por água e alimentos contaminados por fezes.
A Malária é uma exceção, pois o protozoário é transmitido somente pela picada de inseto. E a Doença de chagas pode ocorrer pelas duas formas.
Amebíase
A amebíase ou disenteria amebiana é provocada pela ameba Entamoeba histolytica.
Giardíase
O agente causador da giardíase é o protozoário flagelado Giardia lamblia.
Tricomoníase
A tricomoníase é uma Infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo Trichomonas vaginalis.
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii encontrado nas fezes de gatos.
Representantes dos protistas
protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. Existem protozoários de vida livre e também organismos parasitas que podem, inclusive, causar doenças nos seres humanos.As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
Algas
As algas são organismos aquáticos que se destacam por sua nutrição autotrófica. Podem ser unicelulares ou pluricelulares — nesse último caso, não apresentam diferenciação tecidual. São encontradas tanto em água doce como em água salgada, desempenhando nesses locais um papel ecológico similar ao realizado pelas plantas no ambiente terrestre, constituindo a base da cadeia alimentar (organismos produtores).
Algas microscópicas compõem o chamado fitoplâncton, que se destaca pela grande quantidade de oxigênio produzido.
→Euglenoides
As algas euglenoides são flageladas e habitam principalmente água doce. A maioria é unicelular, com exceção do gênero Colacium, que é colonial. Existem cerca de 800 a 1.000 espécies, sendo que algumas apresentam nutrição mixotrófica, realizando fotossíntese na presença de luz e nutrição heterotrófica quando na ausência desse fator.
→ Algas douradas
As algas douradas apresentam carotenoides (fucoxantina), que são responsáveis pela sua coloração típica. Em geral, apresentam dois flagelos. A maioria das algas douradas é unicelular, mas algumas são coloniais. Apresentam cerca de 1.000 espécies distintas, que são predominantemente de água doce.
→ Diatomáceas (crisofíceas)
As diatomáceas são algas unicelulares ou coloniais que apresentam grande abundância nos oceanos. Como característica marcante desses organismos, podemos citar o fato de apresentarem uma parede celular que consiste em duas valvas, que se encaixam como uma placa de Petri. Essas paredes são chamadas de frústulas e apresentam sílica em sua composição.
→ Algas pardas (feofíceas)
As algas pardas são pluricelulares, apresentando um corpo vegetativo simples e indiferenciado (talo). Devido à presença de carotenoides (fucoxantina), apresentam coloração amarronzada.
→Algas vermelhas
São predominantemente marinhas e apresentam poucos representantes unicelulares. A cor característica dessas algas se deve à presença de ficobilinas, que mascaram a cor da clorofila.
→Dinoflagelados (pirrofíceas)
Os dinoflagelados, em sua maioria, são organismos unicelulares com dois flagelos.
Comentários
Postar um comentário