Vírus\Viroses
Vírus
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras.
→ Estrutura dos vírus
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.
A função principal dos capsídios é proteger o material genético, que normalmente é de apenas um único tipo (DNA ou RNA), apesar de alguns vírus apresentarem os dois tipos (citomegalovírus). Diferente da maioria dos seres vivos, o genoma dos vírus é bastante diferenciado, existindo organismos com DNA de dupla fita, DNA de fita simples, RNA de dupla fita ou RNA de fita simples. Independentemente do tipo de material genético observado, o genoma é organizado, geralmente, na forma de uma única molécula linear ou circular.
Os vírus são organismos acelulares e, apesar de não possuírem célula, são extremamente dependentes dessas estruturas, uma vez que não possuem metabolismo próprio e não apresentam nenhuma organela. Ao parasitarem uma célula, eles induzem a produção de material genético viral e proteínas, controlando o metabolismo celular. Em face dessa característica, os vírus recebem a denominação de parasitas intracelulares obrigatórios.
Um dos vírus mais comentado nos últimos anos é o vírus da COVID, o corona é de uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
Para se proteger do covid basta seguir os conselhos dos médicos e manter o distanciamento social, usar máscaras e principalmente se vacinar.
Mapa Mental: Vírus
Os vírus reproduzem-se de maneiras variadas, mas geralmente passam por algumas etapas básicas:
→ Adsorção: ocorre a interação entre a célula que será parasitada e os vírus, formando ligações entre os seres invasores e os receptores na membrana da célula.
→ Penetração: acontece a entrada do vírus em sua totalidade ou parcialmente na célula.
→ Desnudamento: o ácido nucleico do vírus é liberado no interior da célula, separando-se do seu capsídio.
→ Biossíntese: o material genético é duplicado e ocorre a síntese das proteínas necessárias para formar o capsídio.
→ Morfogênese: acontece a organização das estruturas formadoras do capsídio e do material genético.
→ Liberação: ocorre a lise da célula e a liberação dos vírus. No caso dos envelopados, ocorre o brotamento desses organismos.
→ Viroses
Embora seja um termo genérico para designar todas as doenças que são causadas por algum tipo de vírus, nem todas as viroses são iguais, pois existem mais de três mil variantes de vírus e todos eles podem sofrer mutações, o que acarreta em efeitos diferentes.
Os tipos mais comuns são as respiratórias e as gastrointestinais, mas há também outros como a febre amarela, a dengue e a AIDS, que também são viroses, mas recebem essas nomenclaturas por conta de sua especificidade.
Prevenção em primeiro lugar
Para evitar ser contaminado por uma virose, o melhor a se fazer é prevenir.
Mantenha as vacinas em dia e tenha bons hábitos de higiene
A maioria das viroses é transmissível pelo contato com as gotículas da boca e do nariz da pessoa doente, ou no contato oral-fecal, que é quando o vírus de um hospedeiro é excretado nas fezes, e depois levado a outro hospedeiro ao entrar em contato com a boca deste segundo. O que pode acontecer por meio de alimentos mal higienizados ou de água contaminada, por exemplo.
Por isso, é fundamental manter o hábito de sempre lavar as mãos com água e sabão após utilizar o banheiro ou ao ter contato com as gotículas, como num espirro, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário