ÁCIDOS NUCLEICOS
Ácido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São, portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo controle celular, armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
Conhecemos dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).
Estrutura
Como vimos, os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, os quais apresentam três componentes básicos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.
Os nucleotídeos unem-se através de ligações fosfodiéster entre o açúcar e o grupo fosfato. A pentose é um açúcar com cinco carbonos, a do DNA é chamada de desoxirribose, enquanto a do RNA denomina-se ribose.
Quando existe apenas uma base nitrogenada ligada a um carboidrato do grupo das pentoses, forma-se um nucleosídeo . Graças à adição do grupo fosfato aos nucleosídeos, as moléculas passam a ter cargas negativas e tornam-se nucleotídios, apresentando o caráter ácido.
As bases nitrogenadas de um nucleotídeo são também variadas. São bases nitrogenadas a adenina , a guanina , a timina , a citosina e a uracila . Elas estão agrupadas em dois grupos: pirimidinas e purinas. Cada base nitrogenada possui um ou dois anéis com átomos de nitrogênio.
Os nucleotídeos ligam-se por meio de ligações fosfodiéster , ou seja, um grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos. Essa ligação é responsável por formar um padrão de unidades de açúcar-fosfato.
Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.
Comentários
Postar um comentário