PROTEÍNAS
A proteína é uma molécula formada por aminoácidos e tem papel importante no desenvolvimento de células e tecidos, hormônios, além da construção e manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
Todas as proteínas são formadas por moléculas denominadas de aminoácidos. Cada aminoácido é formado por um grupo carboxila (- COOH) e um grupo amina (-NH2), que estão ligados a um átomo de carbono. Nesse átomo de carbono estão ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R), que varia de um aminoácido para outro.
O radical diferencia um aminoácido de outro.
No total, existem 20 aminoácidos na natureza, que são responsáveis por formar todas as proteínas existentes. Cada aminoácido liga-se a outro por meio de ligações peptídicas, que acontecem entre o grupamento carboxila de um aminoácido e o amina de outro.
Podemos classificar as proteínas em dois tipos principais: as fibrosas e as globulares . Nas proteínas fibrosas, as cadeias polipeptídicas estão enroladas entre si como se fossem uma corda. Como exemplo, pode-se citar a queratina, proteína presente nas unhas e cabelos. Nas proteínas globulares , as cadeias polipeptídicas dobram-se em uma forma mais ou menos esférica. Como exemplo, há os anticorpos e as enzimas.
Em face da complexa estrutura molecular de uma proteína, podemos classificá-la de acordo com seu nível de organização . Dizemos que a estrutura primária de uma proteína é o tipo de aminoácido e sua sequência em uma cadeia polipeptídica . Chamamos de estrutura secundária quando a proteína se enrola, normalmente, em forma de hélice. Já a estrutura terciária é aquela em que as proteínas começam a se dobrar, formando as proteínas globulares . Por fim, temos a estrutura quaternária , em que as proteínas que possuem duas ou mais cadeias polipeptídicas estão organizadas e entrelaçadas em estrutura terciária.
Proteínas simples, conjugadas e derivadas
As proteínas também podem ser classificadas em simples, conjugadas e derivadas.
Proteínas simples : formadas apenas por aminoácidos.
Proteínas conjugadas : quando sofrem hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico. Esse radical é denominado de grupo prostético.
Proteínas derivadas : não são encontradas na natureza e são obtidas pela degradação, por meio da ação de ácidos, bases ou enzimas, de proteínas simples ou conjugadas.
Proteína animal : alto valor biológico, todos os aminoácidos que o corpo precisa
Exemplo: carne de vaca, carne de frango, peixe, salmão grelhado, queijos, ovos, laticínios.
Proteína vegetal : menor valor biológico, alguns aminoácidos faltantes
Exemplo: lentilhas, ervilhas, feijão, arroz, tofu, quinoa e soja.
Comentários
Postar um comentário