SUSTENTABILIDADE

 Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa a equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população. 

O termo sustentabilidade surge da necessidade de discussão a respeito da forma como a sociedade vem explorando e usando os recursos naturais, pensando em alternativas de preservá-lo evitando, assim, que esses recursos esgotem-se na natureza.

A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como:

 "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades". 

O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.

Tripé da Sustentabilidade

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

Social : Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.

Ambiental : Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

 Econômico : Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.





Exemplos de sustentabilidade:

Economizar água e energia;

Reutilizar água para outras atividades;

Recolher água da chuva para atividades de limpeza;

Evitar uso de materiais que não são biodegradáveis;

Adotar o hábito de plantar árvores, especialmente as espécies que se encontram em risco de extinção;

Aproveitar a luz solar bem como adote em suas residências, se possível, fontes de energia alternativas;

Diminuir o consumo de produtos que utilizem plásticos, visto que esses demoram a se decompor na natureza;

Reciclar o lixo;

Optar por produtos com embalagens retornáveis;

Adotar meios de transportes alternativos, como a bicicleta ou coletivos;

Dar preferência ao uso de biocombustíveis.

Tipos de sustentabilidade :

Como dito, a sustentabilidade é transdisciplinar. Além disso, para que ocorra, é preciso que o desenvolvimento socioeconômico ande lado a lado com a preservação ambiental. Assim, alguns autores consideram oito tipos de sustentabilidade:

social

econômica

ecológica

cultural

espacial

territorial

política nacional

política internacional

Isso mostra como é complicado discutir sobre sustentabilidade, pois existem diversos interesses conflitantes, além das particularidades regionais.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog